Uma recente pesquisa do Instituto AtlasIntel mostra que a polarização política entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), terá grande impacto nas eleições municipais deste ano.
O levantamento criou um índice de polarização social. Numa escala que vai de zero a cem, o Brasil registra atualmente nível 67. Quem lidera o ranking são as questões políticas, que batem 76 pontos. Mais da metade dos 2.122 entrevistados disseram que sentem um conflito muito forte entre as pessoas que apoiam partidos políticos distintos.
32% dos brasileiros se identificam como bolsonaristas, enquanto 31,2% se consideram petistas, ou seja, apoiadores do presidente Lula. 23% do eleitorado prefere um político neutro.
As eleições municipais de Maceió devem ser particularmente afetadas pela polarização. O PT está de olho na capital alagoana, única no Nordeste a eleger Bolsonaro, e tenta articular uma união com o MDB para derrotar o candidato do PL, prefeito JHC, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mesmo com o presidente Lula não querendo se comprometer, tomando posição contra o aliado do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, sua vinda aos palanques maceioenses é quase inevitável.
Fonte: 7Segundos
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade