Paulo Dantas X Collor - Foto: Reprodução
Faltando pouco mais de um mês para as eleições de 2 de outubro, a disputa pelo governo de Alagoas segue equilibrada entre os quatro principais candidatos. Apesar do favoritismo dos dois primeiros colocados, Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB), os outros concorrentes, especialmente Rodrigo Cunha (UB) e Rui Palmeira (PSB) tem chances de chegar ao segundo turno.
Na avaliação de Eugênio Albuquerque, diretor do Instituto DataSensus, que divulgou na sondagem eleitoral nesta segunda-feira (29/08) os quatro principais candidatos ao governo já “definiram” um piso eleitoral.
Na avaliação dele, o mínimo que cada um deve ter de votos foi definido no novo levantamento: Paulo, 29%, Color 18%, Rodrigo 17% e Rui 10%.
“Chegamos a um piso eleitoral, o mínimo de votos que se pode conquistar. O mínimo do Paulo é 29%, o piso que o governo, o candidato a reeleição, o apoio que ele tem deu a ele. O mínimo do ex-presidente Collor é 18%, que é o piso que o seu recall e a aliança com os bolsonaristas deu a ele. O Rodrigo que tem uma aliança grande, maior tempo de TV, chega ao mínimo de 17%, empatado com o Collor. E o mínimo de Rui Palmeira, que tem aliança no interior e intenção boa na região metropolitana é de 10%”, aponta.
Para Albuquerque, Paulo e Collor são favoritos, mas não tem vagas garantidas no segundo turno: “a eleição está aberta, o Paulo caminha já para estar no segundo turno, mas não abre grandes diferenças pelo menos até esta pesquisa, há uma disputa acirrada pela segunda vaga com mais chances de estarem no segundo turno entre Collor e Rodrigo, mas o Rui não é carta fora do baralho e também pode estar no segundo turno”.
Governo
O novo levantamento do Instituto DataSensus foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto em Alagoas e divulgado na noite desta segunda-feira (29/08). De acordo com a sondagem, Paulo Dantas (MDB) mantêm o primeiro lugar nas pesquisas com 29,5% das intenções de voto. Em seguida, Fernando Collor (PTB) tem 18,7%, Rodrigo Cunha (UB) apare na terceira posição, com 17,8% de intenção e Rui Palmeira manteve o quarto lugar, com 10,1%. Já o professor Cícero Albuquerque (PSOL) tem apenas 1%, registrando a menor intenção de votos válidos na pesquisa estimulada.
Segundo o instituto, dos eleitores entrevistados 16,9% não sabem qual será o seu candidato ou se recusaram a responder. Os votos brancos e nulos totalizam 4,9% e os “outros” apenas 1%.
Na espontânea, quando o eleitor cita o candidato sem que os nomes são apresentados, Paulo lidera com 19,7%, seguido de Collor com !0%, Rodrigo com 10% e Rui com 2,9%, outros 0,3%, branco e nulo 3,7% e não sabe não opinou 56,4%.
Presidência
Para presidente da república, o ex-presidente Lula (PT) aparece em primeiro lugar entre os candidatos, com 52% de intenção dos votos. Em segundo lugar Jair Bolsonaro (PL), tem 29%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 5% e Simone Tebet (MDB), com 1%. Os votos brancos chegam a 4%, enquanto os eleitores que não sabem em qual candidato irão votar, ou não quiseram responder, totalizam 8%.
Senado
Na disputa do Senado Federal, o cenário manteve-se inalterado desde a última pesquisa divulgada, em 13 de agosto pelo mesmo instituto. Renan Filho (MDB) continua na liderança, com 51,8% das intenções de voto, e Davi Davino Filho (PP) vem em seguida, com 16,2%, Bombeiro Suzana Souza (PMB) com 5,9%, Coronel Do Valle (PROS) com 2,8 e Mário Agra pontuaram 1%. Branco e nulo 6,8%, 15,5% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram.
A pesquisa
Foram realizadas 5.040 entrevistas em 102 municípios localizados no Estado de Alagoas entre os dias 26 e 28 de agosto. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº AL-04743/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-05315/2022.
Veja a pesquisa:
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade