Notícias

PF apreende grande quantidade de dinheiro durante operação

Por Elisângela Costa em 01/06/2023 13:09:08

Uma grande quantidade de dinheiro (notas de dólar americano e real) foi apreendida pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (1º), durante a Operação Hefesto, deflagrada com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas envolvendo recursos destinados a kits de robótica pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os valores, que estavam abarrotados em um cofre, foram apreendidos ainda estão sendo contabilizados e as imagens divulgadas pela PF que mostram o montante são impressionantes. No compartimento, conforme mostram as imagens, também havia remédio para tratar disfunção erétil.

Além da quantia que estava no cofre, também foram apreendidos valores em malas de viagem. Segundo a Polícia Federal, todos os valores apreendidos durante cumprimento de mandados foram lacrados e levados ao banco para contagem mecânica.

No total, estão sendo cumpridos 27 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo 16 em Maceió (AL), oito em Brasília (DF), um em Gravatá (PE), um em São Carlos (SP) e um em Goiânia (GO), além de dois mandados de prisão temporária na capital federal, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Alagoas.

Os crimes teriam ocorrido entre 2019 e 2022, durante a realização de processos licitatórios, adesões a Atas de Registro de Preços e celebrações contratuais relacionadas ao fornecimento de equipamentos de robótica para 43 municípios alagoanos, cujos recursos aplicados ou previstos seriam de natureza federal, oriundos do FNDE.

Uma relação levantada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que, no total, 12 municípios receberam R$ 44 milhões.


*Com agências


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois