Notícias

POR QUE BATEM TANTO EM VEREADOR?

Por Frnacisco de França, advogado em 09/12/2023 10:55:12


Todos nós sabemos que o político mais próximo do eleitor é o vereador. Ele não nasce político militante, mas, a proporção em que o tempo vai passando, vai se destacando no meio em que vive. Se torna uma pequena liderança e as raposas da política local,  vendo naquela pequena liderança um potencial para compor uma chapa, logo o convidam para disputar a eleição de vereador. 


Muitos aceitam o convite, mas, poucos são os eleitos. Depois de eleito sua vida muda da água para o vinho. Quem era uma liderança de bairro,  povoado, passa a ser liderança de toda a cidade. 


O vereador não representa apenas a rua,  bairro ou povoado onde mora, ele passa a ser representante da cidade e aí sua vida muda completamente. A primeira delas é a obrigação de dar expediente na câmara de vereadores e frequentar as sessões plenárias, sob pena de perder o mandato. Existe um limite de faltas para o vereador.


Em plenário deve apresentar suas propostas através de requerimentos, indicações e projetos de leis, com foco nas melhorias para o seu bairro, povoado e para a cidade. 


O novo político passa a frequentar muitos eventos particulares, da Câmara e da prefeitura. É comum vê-lo  em companhia do prefeito, deputados e outras autoridades e com isto desperta a inveja de muitos "falsos amigos",  sendo comum as críticas nas esquinas,  mesas de bar e, principalmente,  nas redes sociais. No fundo queriam estar no lugar dele. 


Muitos do povo são mais inteligentes do que o eleito, porém, não basta ser culto, inteligente e sagaz para ser eleito. Liderança não é medida apenas pelo conhecimento intelectual, ela advém, muitas vezes do comportamento da pessoa durante sua convivência com as outras. Ser gentil e sempre disposto a ajudar o próximo já é meio caminho andado para uma campanha eleitoral vitoriosa.


 Portanto, dos políticos em atividade no Brasil, aquele que deveria ser respeitado e prestigiado pela população é exatamente o vereador. A primeira porta a ser aberta na hora da necessidade e a que está mais próxima. O vereador é sempre acessível, sua casa é sempre aberta, está sempre nas ruas, nos bairros, em contato com o eleitor.


Outro fator importante é a cobrança da sociedade, muitos não entendem (ou não querem entender) que o vereador não executa, ele pede, requer, cobra, mas, depende exclusivamente do executivo, e óbvio, muito criticado, tudo de errado é culpa do vereador, que não faz isso ou aquilo.


As pessoas deveriam pensar diferente, o mais próximo é sempre o primeiro que chega na hora da necessidade e é a ponte para a prefeitura e outras autoridades. Com vereador pode até ser ruim,  mas sem vereador com certeza será pior. 


  


Francisco de França- Advogado

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois