Notícias

Prazo para inscrição no Fies 2024 encerra nesta terça-feira (27); saiba como participar

Por Elisângela Costa em 26/08/2024 21:48:21

Pessoas interessadas em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao 2º semestre de 2024 têm até esta terça-feira, 27 de agosto, para se inscrever. Podem recorrer ao financiamento estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para essa edição, são ofertadas 70 mil vagas — e outras 112 mil estão previstas para todo o ano de 2024. O edital da seleção foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 21 de agosto.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Fies Seleção, no  portal Acesso Único. Caso seja o primeiro acesso, é necessário criar uma conta no portal gov.br. Para entrar na conta, basta preencher o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Em seguida, o usuário será redirecionado à página do Fies Seleção  para concluir a inscrição. O candidato deverá selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência entre elas.

Para participar da seleção, o estudante tem de cumprir as seguintes condições:▸ Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até a abertura das inscrições;▸ Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;▸ Ter tirado nota superior a zero na prova de redação;▸ Não ter participado no Enem como “treineiro”;▸ Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

De acordo com o edital, não poderão participar aqueles candidatos que não tiverem quitado um financiamento anterior pelo Fies, Programa de Crédito Educativo ou aqueles que se encontrem em período de utilização do financiamento.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro (e a complementação da inscrição por parte dos pré-selecionados ocorre de 10 a 12 do mesmo mês). Após essa etapa, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tiverem sido ocupadas.


*Com Assessoria

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois