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Prova de vida: INSS pede que aposentados e pensionistas busquem banco ou Meu INSS

Por Elisângela Costa em 02/02/2024 10:09:44

Depois de anunciar o início da notificação de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para a prova de vida, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a orientação aos beneficiários convocados é buscar atendimento nas agências bancárias ou usar o site e aplicativo do Meu INSS para realizar o procedimento.

No ano passado, a prova de vida presencial nos bancos — com apresentação de documento e biometria — deixou de ser obrigatória. O procedimento passou a ser realizado pelo próprio INSS de forma automática, através do cruzamento de bases de dados de órgãos públicos e de empresas.

O beneficiário só é noticiado quando o Instituto não consegue encontrar as informações da pessoa em nenhuma base de dados. Nesse caso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, ligação da Central 135 e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.

Nesta quarta-feira (dia 31), o Instituto divulgou que 4.351.557 pessoas estão sendo chamadas para comprovar que estão vivas.

Os números incluem apenas beneficiários que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se a média mensal se mantiver, até o fim do ano cerca de 17 milhões de pessoas podem ser chamadas à prova de vida. O volume que representa quase metade do total de 39,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. O Instituto, porém, diz ainda não ter a previsão de convocados até dezembro.

Ao anunciar as convocações, o INSS deu como opção aos beneficiários buscar as unidades da Previdência Social, mas depois o Instituto voltou atrás. O órgão também recomendou que os notificados procurem as agências bancárias onde recebem o benefício. No entanto, fontes do governo dizem que há resistência por parte das instituições financeiras em retomar o procedimento nas agências.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que "se o beneficiário procurar uma agência bancária, será atendido de acordo com os procedimentos estabelecidos entre o INSS e as instituições financeiras".

O EXTRA procurou o INSS e o Ministério da Previdência Social (INSS) para entender que problemas podem ter levado a ausência de dados de 4,3 milhões de beneficiários, mas não houve resposta. O MPS e o Instituto também não informaram se há alguma estimativa de quantas pessoas serão notificadas até dezembro e se o governo pretende suspender a prova de vida automática e restabelecer o procedimento anual obrigatório.


Fui notificado. O que fazer?

Os segurados que receberem a convocação devem procurar o INSS ou a rede bancária onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. Após 60 dias do recebimento do aviso, se a comprovação não for realizada, o pagamento poderá ser bloqueado.

Durante esse período, o segurado pode também efetuar a atualização cadastral pelo aplicativo e pelo site Meu INSS.

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Se optar pela internet, não basta apenas acessar o Meu INSS, é preciso clicar na aba "Prova de Vida", localizada em "Outros Serviços".

Se fizer o procedimento presencialmente, é preciso levar os documentos pessoais ao banco ou à agência do INSS.


O que vale como comprovante

Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso. No caso da prova de vida realizada pelo Meu INSS, é preciso acessar a opção "Prova de Vida", destacada no aplicativo na área "Outros Serviços"

Atendimento em Agência da Previdência Social

Receber pagamento de benefício com biometria

Fazer empréstimo consignado com biometria

Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)

Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS

E se o benefício for bloqueado? O que fazer?

Segundo o INSS, o benefício só será bloqueado se o cidadão for notificado e não provar que está vivo nos 60 dias de prazo concedido ou se o endereço cadastrado nas bases de dados do INSS for insuficiente para localizar a pessoa na pesquisa externa.

Nesses casos, informa o instituto, a pessoa será notificada, e o benefício será bloqueado pelo prazo de 30 dias.

Neste período de um mês, ela ainda pode realizar a prova de vida no banco, utilizando a biometria dos caixas eletrônicos, ou indo presencialmente a uma unidade do INSS.

O segurado corre risco de o benefício ser definitivamente suspenso?

Se o beneficiário não comparecer ao banco ou a uma agência do INSS nos 30 dias restantes, o benefício será suspenso. Após seis meses de suspensão, o pagamento será cessado.


Fonte: o Globo

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