Ao marcar o quarto gol da seleção brasileira na goleada sobre a Bolívia por 5 a 1, Neymar entrou para a história e assumiu a artilharia histórica do Brasil. Ainda deu tempo do craque brasileiro balançar as redes mais uma vez, já nos acréscimos, e chegar a 79 tentos com a camisa Canarinho, superando os 77 gols marcados por Pelé.
Os cálculos feitos pela Fifa não reconhecem 18 gols feitos pelo Rei do Futebol e, por isso, o jogador do Al-Hilal chegou ao topo da lista, mas a CBF ainda considera Pelé como líder, com 95. Com isso, O GLOBO destrinchou os gols de Neymar e Pelé com a camisa da seleção brasileira para mostrar quem balançou mais as redes em jogos oficiais, contra quais seleções e quem fez mais gols em solo brasileiro.
Em primeiro lugar, Pelé possui mais gols em competições oficiais do que Neymar — 43 contra 35. O Rei do Futebol marcou oito gols na Copa América, seis nas Eliminatórias, 12 em Copas do Mundo e 17 em outros torneios como Copa Oswaldo Cruz, Taça das Nações, Copa Roca, entre outros. Isso mostra também que a seleção brasileira, na época de Pelé, disputava mais jogos importantes do que hoje.
Pela seleção, Neymar balançou as redes 16 vezes em Eliminatórias, oito em Copas do Mundo, cinco em Copas América, quatro em Copas das Confederações e duas vezes em Superclássico das Américas.
Outro dado interessante que podemos observar com os números é que Neymar fez quase seis vezes mais gols que Pelé contra seleções da América Central e do Norte, Ásia, África e Oceania — são 35 contra apenas 6. Isso evidencia que a seleção brasileira joga mais contra times ao redor do Mundo do que na época do Rei, que enfrentava muitas equipes sul-americanas e europeias.
Pelé, por exemplo, tem quase 3 vezes mais gols que Neymar contra times europeus — são 36 gols do Rei contra apenas 14 do ex-jogador do Paris Saint-Germain.
Contudo, não jogar contra seleções da Europa não é falta de tentativa da CBF. O calendário apertado, a nova competição europeia — a Liga das Nações —, que ocupou datas e conflitou ainda mais os enfrentamentos intercontinentais, são complicadores para o Brasil jogar contra qualquer seleção do Velho Continente.
Por isso, Neymar não tem culpa de ter construído seus gols em cima dessas seleções de confederações sem Mundial. O atual atacante do Al-Hilal e do Brasil assume a responsabilidade, independente do adversário, e faz os gols que se espera de um camisa 10. Em 125 jogos, são 79 gols, uma média de 0,62 gol por confronto nos critérios da Fifa.
Pelé, por sua vez, precisou de bem menos tempo para atingir essa marca. O Rei atuou em 91 oportunidades, marcou 77 gols e teve uma média de 0,84 gol por jogo.
Neymar x Pelé, a comparação dos gols oficiais
EM JOGOS OFICIAIS
Neymar 79 Pelé 77
EM COPAS DO MUNDO
Neymar 8 (3 edições) Pelé 12 (4 edições)
EM ELIMINATÓRIAS
Neymar 16 (3 edições) Pelé 6 (1 edição)
EM COPA AMÉRICA
Neymar 5 (4 edições) Pelé 8 (1 edição)
EM AMISTOSOS
Neymar 44 Pelé 34
EXCLUINDO AMISTOSOS
Neymar 35 Pelé 43
CONTRA GRANDES SELEÇÕES (as 8 campeãs do mundo)
Neymar 10 Pelé 18
CONTRA A ARGENTINA
Neymar 3 Pelé 8
CONTRA EUROPEUS
Neymar 14 Pelé 36
CONTRA SUL-AMERICANOS
Neymar 30 Pelé 35
CONTRA SELEÇÕES DE CONFEDERAÇÔES SEM MUNDIAL (América Central e do Norte, Ásia, África e Oceania)
Neymar 35 Pelé 6
EM SOLO BRASILEIRO
Neymar 28 Pelé 39
Fonte: O Globo
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade