Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica - Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Após 10 meses, a ginasta brasileira e campeã olímpica, Rebeca Andrade voltou a apresentar o Baile de Favela. A apresentação ocorreu na última quinta-feira, 11, e a fez se tornar a número um do mundo em 2022.
O reencontro com o solo fez a ginasta de 23 anos também retornar às disputas do individual geral, liderando o primeiro dia do Campeonato Brasileiro de ginástica artística. Com 56,734 pontos, a campeã olímpica alcançou o melhor somatório do ano entre todas as ginastas elegíveis para o Mundial de Liverpool, em outubro.
Não há um ranking oficial na ginástica artística. As competições têm critérios de julgamento um pouco diferentes, embora todas sigam o código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Por isso, é possível ter um parâmetro com notas em diferentes competições no ano ainda que a comparação não seja tão precisa.
Em 2022, uma única ginasta superou o somatório de Rebeca Andrade em 2022. Viktoria Listunova foi campeã russa com 58,033 pontos. No entanto, a Rússia está suspensa das competições internacionais por causa da guerra na Ucrânia e não vai ao Mundial. Assim, Listunova não entra no ranking das favoritas ao pódio em Liverpool.
Neste sábado, Rebeca Andrade volta à Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, para o segundo e decisivo dia do Campeonato Brasileiro. Ela é favorita a pelo menos três ouros e pode sair da competição com cinco medalhas.
Top 6 ginastas de 2022 no individual geral
Rebeca Andrade (BRA) - 56,734 pontos - Campeonato Brasileiro
Konnor McClain (EUA) - 55,665 pontos - DTB Pokal Challenge
Zhang Jin (CHN) - 55,400 pontos - Campeonato Asiático
Flávia Saraiva (BRA) - 55,399 pontos - Campeonato Pan-Americano
Skye Blakely (EUA) - 55,250 pontos - Seletiva Americana para o Pan
Asia D'Amato (ITA) - 55,100 pontos - Série A da Itália
Fonte: GE
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade