O decreto governamental nº 93.446, publicado no início de setembro no Diário Oficial do Estado (DOE/AL), que prevê uma nova organização em toda estrutura da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), estabelece mudanças significativas também no 3º BPM, cuja sede fica em Arapiraca.
A corporação do batalhão foi redistribuída e o 3º BPM, que antes atendia 15 municípios do Agreste, agora passa a atuar em apenas seis: Arapiraca, Coité do Nova, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro e Taquarana.
As cidades de Campo Grande, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Traipu passam a ter policiamento vinculado a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CPM/I), cuja sede fica em Girau do Ponciano.
As demais cidades foram redirecionadas para o 10º BPM, em Palmeira dos Índios.
“No aspecto operacional, para desenvolvimento de policiamento ordinário, a Polícia Militar de Alagoas passa a dispor de 14 batalhões e 10 Companhias de Polícia Militar/Independentes (CPM/I). Para o policiamento especializado, são quatro batalhões e uma CPM/I, totalizando cinco unidades. No âmbito das chamadas missões especiais, são três batalhões e três CPM/Is, totalizando seis unidades”, diz trecho de matéria publicada pela Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com o órgão, as denominações Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI), bem como os Comandos de Policiamento de Área (CPAs), que eram cinco divisões, deram lugar a sete grandes comandos.
A constituição da Corregedoria-geral também foi modificada. Agora, além da Subcorregedoria-Geral, suas seções serão divididas em: Secretaria da Corregedoria-Geral; Seção de Apoio à Auditoria da Justiça Militar; Seção de Apoio ao Controle Externo; Seção de Procedimentos Ordinários e Correição Institucional; Seção de Procedimentos Especiais e Correição Institucional; e Seção de Polícia Judiciária Militar.
Após a publicação do decreto governamental que estabeleceu a nova Organização Básica da Corporação, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, parabenizou os membros da Comissão de Adequação do DOB e citou a importância deste feito para a Instituição.
“Agradeço o empenho de todos que fizeram parte deste marco para a Polícia Militar de Alagoas. A nova organização permitirá uma maior eficiência na prestação de serviços de nossos setores, além de adequar os novos oficiais e praças promovidos em virtude da modificação de nosso quadro operacional. É uma vitória da PMAL, mas o maior beneficiado é o povo alagoano”, afirmou o comandante-geral.
Fonte: 7Segundos
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade