Para tristeza dos fãs e familiares, Pelé morreu aos 82 anos, nesta quinta-feira, 29 de dezembro. O velório ocorrerá na Vila Belmiro, casa do Santos e onde o craque começou a carreira. Sabe-se que a montagem de uma estrutura para o adeus ao Rei teve início no dia 23 de dezembro. Na ocasião, algumas imagens chegaram a ser divulgadas na internet. O Santos e a prefeitura da cidade estão envolvidas na montagem e organização da estrutura desde que Pelé foi internado pela última vez, no começo de dezembro.
De acordo com as primeiras informações, o corpo de Pelé passará por um embalsamamento. O velório começará na segunda-feira, 2 de janeiro, e o enterro será na terça-feira, 3 de janeiro, em Santos.
A morte de Pelé deve atrair fãs, torcedores do Santos e de outros times de todo o país, além de uma gama de celebridades, atletas e até políticos. Isso tudo, pensando em nomes mundiais. Pelé foi o responsável por levar o futebol para países onde o esporte era marginalizado. Então, a cidade deverá estar lotada nos próximos dias e não só pelo Réveillon.
O corpo de Pelé sairá do hospital na madrugada de domingo para a segunda-feira e seguirá direto para o Estádio Vila Belmiro, mas o velório só começará na manhã seguinte, às 10h. A informação do Santos é que a cerimônia terá 24 horas.
Depois do velório, haverá um cortejo em homenagem à mãe de Pelé, Dona Celeste. O Cortejo seguirá para o extremo oposto da cidade, onde ela vive. Depois disso, o corpo volta para a região da Vila Belmiro, no Memorial Acrópole, onde o corpo será sepultado. O sepultamento acontecerá em cerimônia reservada aos familiares.
Os fãs e torcedores poderão se despedir do Rei do Futebol. Todos que quiserem se despedir de Pelé, poderão se dirigir ao estádio no período do velório. A entrada será pelos portões 2 e 3 do estádio, com saída pelos portões 9 e 10. Autoridades terão acesso pelo portão 10. O corpo ficará posicionado no centro do gramado, como já foi mostrado em fotos vinculadas nas redes sociais.
O ex-jogador que lutava contra um câncer de intestino desde 2021 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da cidade, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada apresentando inchaço em todo o corpo. Lá, o ex-atleta foi identificado pelo corpo clínico como anasarca, um inchaço generalizado, além de uma síndrome edemigênica e insuficiência cardíaca descompensada.
ENTERRO
Pelé escolheu o lugar onde seria enterrado há quase 20 anos. Após o velório, seu corpo, embalsamado, vai ficar no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, cemitério vertical que está no Guinness Book desde 1991, por ser o mais alto do mundo. Ele comprou o lóculo no nono andar, com vista para o estádio da Vila Belmiro.
Em entrevista ao jornal A Tribuna, Pelé explicou o motivo da escolha, disse que sentiu paz no local, exatamente por não parecer um cemitério tradicional.
“Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério”, afirmou.
LUTO
O Santos publicou em suas redes sociais uma mensagem em homenagem a Pelé. O Peixe decretou luto oficial de sete dias e a bandeira foi hasteada a meio mastro, de acordo com nota oficial.
“O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé.
O menino de Três Corações, o Dico para o seo Dondinho e para a Dona Celeste, o Bilé em homenagem ao ídolo de infância, o Gasolina quando pisou no campo da Vila Belmiro, que se transformou no maior. Os 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos com a camisa santista. Assim o mundo viu nascer, crescer e se tornar um atleta com números inigualáveis. Um homem que se foi, uma história que será contada por todos os tempos.
Fonte: OFuxico
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade