O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontece neste domingo (5) em todo o país. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o exame, que é uma das principais formas de ingresso em universidades e institutos federais. No entanto, os inscritos no Enem deverão esperar um pouco mais do que o de costume para conferir o gabarito oficial.
Nas edições anteriores, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, divulgava o gabarito oficial na quarta-feira seguinte ao segundo dia de prova. Contudo, o gabarito oficial deste ano só será publicado em 24 de novembro, daqui a três semanas.
As provas do Enem são aplicadas em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, que é este domingo, os alunos respondem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. Na próxima semana, em 12 de novembro, os estudantes devem responder as perguntas relacionadas a ciências da natureza e matemática.
Enem 2023
Neste ano, o Enem teve um aumento de 13,1% no número de inscrições em comparação com 2022, quando 3.476.226 pessoas se inscreveram para participar do exame.
Uma das provas mais importantes do Enem é a redação. Em 2023, o estudante deverá escrever um texto dissertativo argumentativo sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Fonte: Metrópoles
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade