O panorama da Dengue em Alagoas, emitido pela Secretaria de Saúde do Estado, confirmou que seguem confirmadas sete mortes pela doença este ano e outros 21 óbitos estão sob investigação. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 26, e são válidos deste a primeira semana epidemiológica até hoje.
Segundo o boletim da Semana Epidemiológica 25, os sete óbitos confirmados são de pacientes das cidades de Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1), Maceió (1), União dos Palmares (1) e Murici (1).
As mortes em investigação são de pessoas oriundas dos municípios de Teotônio Vilela (1), Boca da Mata (1), Porto de Pedras (1), Viçosa (1), Porto Calvo (1), Rio Largo (2), União dos Palmares (1), Atalaia (1), Poço das Trincheiras (1), Barra de São Miguel (1), Piaçabuçu (1), São José da Laje (1), Maceió (4), Pão de Açúcar (1), Arapiraca (1), Craíbas (1) e São José da Tapera (1).
Ainda de acordo com informações do panorama, até o momento, 13.902 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 7.755 confirmados.
O documento mostra ainda que dos 102 municípios analisados, 23 não registraram casos da doença enquanto 79 notificaram casos. Destes, 14 demonstraram uma média incidência.
Alagoas também deixou a situação de emergência e passou para o estado de alerta em relação à dengue. A medida foi tomada em conformidade com os critérios stabelecidos pelo Plano de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas.
Características e Sintomas
A dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Entre os principais sintomas da doença estão febre alta igual ou superior a 38°C, dor no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Também podem acontecer erupções e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em casos suspeitos de dengue, o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).
Fonte: AL 24h
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade