A campanha itinerante de prevenção à dengue, capitaneada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (5), ações educativas na cidade de Palmeira dos Índios. O foco foi o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a ação, a equipe de agentes de combate às endemias também realizou esclarecimentos junto à população da cidade do Agreste alagoano. “A principal atitude que a população deve ter é evitar locais que sirvam para acumular água parada", salientou a agente de combate às endemias, Gabriela Fernandes.
Ainda de acordo com ela, as pessoas devem manter as caixas d’água fechadas, colocar areia nos vasos de planta e amarrar bem os sacos de lixo. "Também é necessário esvaziar as garrafas PET, os potes e vasos, além de receber bem os agentes de saúde e de endemias”, frisou a agente de combate às endemias.
Para a moradora de Palmeira dos Índios, Neide Firmino, a iniciativa é importante, pois a dengue é um problema de todos e precisa da participação da população para ser vencida. “Toda a sociedade deve se conscientizar e fazer sua parte para evitar a reprodução do mosquito”, destacou.
Já o aposentado José Moura, lembrou que a dengue é uma doença grave e precisa ser levada a sério por todos. “Esse é um problema de saúde muito sério, mas se cada um entender como agir e evitar o mosquito, o avanço da doença será impedido”, reforçou.
O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que a gestão estadual de saúde está comprometida em garantir a segurança de todos os alagoanos. “Todo o corpo técnico da Sesau está atuando para atenuar o impacto da dengue em Alagoas e garantir a segurança clínica de todos que necessitarem neste momento desafiador”, declarou o gestor da saúde estadual.
*Com Sesau
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade