Notícias

Técnica inovadora para tratamento de câncer de mama alcança 100% de eficácia em testes iniciais no Brasil

Por Elisângela Costa em 28/01/2025 09:23:55

Foto: Divulgação/Unifesp

Foto: Divulgação/Unifesp

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) obtiveram resultados promissores com a crioablação, uma técnica inovadora para o tratamento do câncer de mama. Em testes iniciais realizados no Hospital São Paulo, a técnica alcançou 100% de eficácia em tumores de até 2 cm, quando combinada com cirurgia convencional. O método utiliza nitrogênio líquido para congelar e destruir tumores de forma minimamente invasiva, indolor e sem necessidade de internação.

A crioablação, já utilizada em países como Estados Unidos, Japão e Israel, é realizada por meio da introdução de uma agulha que aplica nitrogênio líquido diretamente na área do tumor. A substância atinge temperaturas de -140ºC, formando uma esfera de gelo que elimina as células cancerígenas. A técnica, que conta com aprovação da Anvisa, ainda não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos planos de saúde no Brasil, restringindo seu acesso.

A pesquisa conduzida pela Unifesp é a primeira da América Latina a avaliar o método e tem como objetivo impulsionar sua inclusão nas redes pública e privada. Inicialmente, o procedimento foi testado em pacientes com tumores menores que 2,5 cm e indicação primária de cirurgia. Agora, os pesquisadores investigam a possibilidade de substituir a cirurgia convencional pela crioablação.

Nessa nova etapa, 700 pacientes estão sendo acompanhadas em 15 centros de saúde no estado de São Paulo. O estudo compara dois grupos: um tratado apenas com crioablação e outro com o método cirúrgico tradicional. A iniciativa conta com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein, HCor e KTR Medical, representante da tecnologia Ice Cure no Brasil.

A expectativa é que os resultados da pesquisa contribuam para ampliar o uso da crioablação no país, oferecendo uma alternativa menos invasiva e mais acessível para o tratamento do câncer de mama.


*Com Unifesp

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois