Notícias

Trabalhadores do Hospital Veredas entram no 7º dia de greve por atraso de salários e férias

Por Elisângela Costa em 22/06/2023 13:25:23

Trabalhadores do Hospital Veredas, em Maceió, entram no 7º dia de greve. Os funcionários estão na frente da unidade na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, com faixas e cartazes cobrando pagamentos em atraso há meses. Além dos salários atrasados desde março, eles cobram ainda férias e 13º salário.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Alagoas (Seesse-AL), Chico Lima, nesta sexta-feira (23), completam oito dias de greve e atos em frente a unidade.

“Houve um compromisso junto ao Ministério Público do Trabalho [MPT] que a direção iria pagar esses salários referentes às férias de forma parcelada, mas não está sendo feito. A parcela do mês de maio, a terceira não foi paga. O que acontece, O governo do estado fez o repasse nas últimas semanas para os hospitais, mas quando chegou no Veredas, o repasse foi apenas de R$ 347 mil – ou seja, não corresponde nem a uma parcela de salários do hospital, por isso, os trabalhadores por falta de salários decidiram entrar em greve’’, disse Chico Lima.

Ainda segundo sindicalista, nessa quarta-feira (21), aconteceu uma nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho, coordenada pelo desembargador João Leite, Ministério Público do Trabalho e entidades dos trabalhadores da saúde, além de representantes do Veredas.

“Na segunda-feira (26), terá uma novo encontro com representantes de vários órgãos para que se chegue a um consenso em relação a esses pagamentos. O que queremos é que o Governo faça o repasse para o hospital para que eles paguem os funcionários que estão sofrendo. Muitos sem dinheiro para pagar água, energia e fazer a feira, tem gente ficando doente. Então nosso apelo é para que seja feito esse repasse para que os trabalhadores possam quitar suas contas também, assim como outras pendências que o Veredas tem’’, finaliza Lima.

Na última semana, outros protestos foram realizados pelos trabalhadores à porta do hospital, que cita um débito por parte do Poder Público, que estaria impedindo o pagamento dos trabalhadores.

No último protesto, os manifestantes atearam fogo em pneus e fecharam via, deixando apenas uma faixa para passagem de ônibus e veículos. Com isso, o trânsito ficou caótico em alguns pontos de Maceió.

A direção do Veredas, justificou a falta de pagamento pelo débito do Poder Público. No entanto, na última semana, o Governo de Alagoas apresentou uma planilha informando o repasse de R$66 milhões ao Hospital Veredas.


Fonte: Tribuna Independente



Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois