As fortes chuvas que caem em Alagoas desde a noite de sábado (11) se estenderam ao longo de todo domingo (12) e a previsão é de que ocorram em alguns períodos do dia em todas as regiões do Estado também na segunda-feira (13). As informações são do Monitoramento e Prevenção da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas. Equipes administrativas de municípios afetados estão de prontidão, a exemplo de Arapiraca, no Agreste alagoano.
Em Arapiraca, a Praça Luiz Pereira Lima, conhecida como Praça da Prefeitura, no Centro, amanheceu com uma árvore de grande porte caída pela raiz e um poste de iluminação também derrubado pela chuva. A árvore caiu por cima de um abrigo e derrubou a coluna que sustentava a edificação.
Na estrada vicinal, que dá acesso ao Sítio Baixa do Capim, uma cratera se abriu. O secretário de Infraestrutura de Arapiraca, Roany Izidoro, explicou que o sistema de galeria existente no local foi obstruído pela vegetação levada pela enxurrada, o que impediu o fluxo da água da chuva pelas tubulações. “Com isso, subiu o nível levando a estrada e gerando a erosão”, informou o chefe da pasta.
Ele informou que está acompanhando os locais mais atingidos pelas chuvas na cidade, ao lado do prefeito Luciano Barbosa. Maquinários também foram designados ao local para fazer a limpeza e desobstrução.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, alguns dos bairros onde foram registrados danos em Arapiraca são Planalto, Manoel Teles e Alto do Cruzeiro. Já na sexta-feira (10), as chuvas causaram transtornos na capital do Agreste, porque muitas ruas, como as do centro, ficaram alagadas, prejudicando o tráfego de veículos.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para retirar uma idosa de dentro de casa que havia ficado ilhada por conta do volume de água. No entanto, quando os militares chegaram ao local, vizinhos haviam desentupido uma tubulação de drenagem, fazendo com que a água escorresse pela via.
Apesar dos transtornos, o secretário de Infraestrutura informou que, “levando em consideração o volume de chuva no espaço curto de tempo que houve, não tivemos grandes problemas”, reforçando ainda que ninguém precisou sair de casa.
No sábado (11), choveu granizo em Cajueiro, pegando os moradores de surpresa. Alguns habitantes da cidade disseram que foi a primeira vez que viram isso acontecer no município. Além do granizo, choveu forte em Cajueiro e várias ruas ficaram alagadas.
Em Traipu, no Baixo São Francisco, a situação não foi diferente. Alagamentos foram registrados pelas ruas da cidade.
Em Penedo, na mesma região, parte da rodovia Mário Freire Leahy desmoronou. No local, a prefeitura tinha recentemente recuperado a estrutura onde tinha uma tubulação de 400 mm já desativada.
Por causa das chuvas, a Prefeitura de Penedo chegou a suspender a terceira noite da tradicional festa do Nosso Senhor dos Navegantes, onde haveria o show de Sorriso Maroto, no sábado (11).
O órgão justificou que o motivo do cancelamento foi o de proteger o público e garantir que todos ficassem bem. Internautas afirmam que havia forte chuva, raios e trovões, além de lama em decorrência das chuvas.
Ainda em Penedo, um stand provisório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), montado no espaço dos shows, desabou parcialmente, mas não houve feridos. Três pacientes que estavam no local foram enviados para a sede principal da UPA.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a Região do Agreste foi a mais afetada pelas chuvas entre sábado e domingo. O órgão disse que está monitorando as cidades de perto. No entanto, pontuou que, por ora, cada município está conseguindo reestabelecer a situação individualmente.
Ainda segundo a Defesa Civil do Estado, os principais rios de Alagoas estão com a água dentro do nível normal, sem risco de transbordamento até a noite deste domingo.
A previsão, segundo a Semarh, é que chova em todas as regiões de Alagoas nesta segunda-feira (13). No entanto, as chuvas deverão ocorrer em menor intensidade e serem intercaladas com período de Sol.
*Com GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade