Após tentativas de golpes envolvendo a cobrança de valores por prestação de serviços, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) esclareceu, nesta segunda-feira (19), que a Justiça Eleitoral não cobra qualquer taxa ou valor para a prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, como emissão e regularização, alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento de dados biométricos e transferência de domicílio eleitoral. Também não é cobrado nenhum valor para a emissão de certidões.
"Todos esses serviços são oferecidos de forma gratuita, presencialmente, nos cartórios eleitorais, ou pelo Autoatendimento Eleitoral, na internet", informou.
“Estamos recebendo denúncias de pessoas que foram abordadas, através de e-mails e mensagens em aplicativos, sobre a possibilidade de efetuar um pagamento para quitar pendências eleitorais. Nossa orientação é que, ao receber esse tipo de conteúdo, as pessoas automaticamente denunciem ao Google (no caso dos sites) e às plataformas de mensagens, informando que trata-se de uma tentativa de golpe”, explicou a assessora de Comunicação do TRE, Flávia Gomes de Barros.
Devido ao fechamento do cadastro eleitoral no dia 9 de maio, os serviços de emissão, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral estão indisponíveis. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro.
*Com Ascom TRE-AL
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade