As mais de 8 mil urnas eletrônicas que foram preparadas para o segundo turno das eleições serão transportados aos 1.011 locais de votação em Alagoas, no próximo sábado (29), conforme informou a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
As informações que constarão nos equipamentos foram inseridas pelos técnicos da Justiça Eleitoral. Após este processo, as urnas foram lacradas e somente serão transportadas na véspera do novo pleito, seguindo o calendário eleitoral previamente definido.
A expectativa é que a votação seja mais rápida no próximo domingo (30), levando em consideração que os eleitores alagoanos terão que digitar dois números para escolher o futuro governador e mais dois para presidente.
Como no primeiro turno, o transporte das urnas para a capital e interior do Estado será organizado pela Assessoria de Segurança Institucional, pela Comissão de Urnas Eletrônicas e pela Secretaria de Administração do Tribunal Regional Eleitoral, e deve contar com o apoio de agentes da Polícia Judicial da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
A logística é feita por uma empresa especializada na área de transportes, contratada pelo TRE de Alagoas. Ao todo, serão entregues 8165 urnas eletrônicas, incluindo as de contingência para eventual substituição no dia da eleição. A segurança das urnas é feita pela Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CB) e Guarda Municipal.
Conforme o TRE, no sábado, as seções eleitorais serão montadas, adequando o mobiliário existente ao layout definido pelos cartórios eleitorais. Serão convocados presidentes de seção e administradores de local para auxiliarem os servidores do Tribunal nessa tarefa.
Em Alagoas, são 42 zonas eleitorais, com 1.011 locais de votação e 6.820 seções eleitorais, das quais 321 têm acessibilidade. Na equipe comandada pelo TRE para executar o pleito constam 90 juízes, sendo 42 eleitorais e os demais integrantes das juntas apuradoras. Para garantir o exercício do voto dos 2,3 milhões de eleitores no Estado, foram convocados 26 mil mesários e contratadas 2 mil pessoas para atuação no processo.
Fonte: GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade