Os alunos que realizaram a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se candidatar às vagas oferecidas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2025.1).
As inscrições começaram nesta sexta-feira (17) e seguem até a terça-feira (21). A seleção da Ufal será em fase única, com oferta de 4.015 vagas para os 98 cursos de graduação presenciais, com entrada no 1° semestre do ano letivo 2025.
Os interessados em concorrer devem participar da seleção exclusivamente por meio do Portal do Sisu, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br.
Os cursos que integram este processo seletivo estão localizados no Campus A.C. Simões (2.420 vagas); Campus Arapiraca, sede (680 vagas), e suas Unidades Educacionais de Palmeira dos Índios (100 vagas) e Penedo (250 vagas); Campus do Sertão, sede (250 vagas), e sua Unidade Educacional de Santana do Ipanema (50 vagas); e no Campus Engenharias e Ciências Agrárias (205 vagas) e a Unidade Educacional de Viçosa (60 vagas).
Cada candidato pode escolher duas opções de curso para concorrer a uma vaga. Mas o diretor-adjunto da Copeve, Zeuxis Morais, alerta para que os candidatos fiquem atentos aos pontos de corte durante o período de inscrição. Isso porque em caso de ficar de fora das vagas é possível mudar a opção de curso.
“Também pedimos que o candidato já inicie a separação dos documentos exigidos na matrícula, pois em caso de aprovação e convocação na Chamada Regular, bastará digitalizar e seguir com os procedimentos de envio”, sugere Zeuxis, destacando que é preciso ler o edital atentamente para reunir toda a documentação necessária.
A mudança na edição do Sisu Ufal 2025.1 é que as bonificações para os cursos dos campi do Interior, como critério regional, e para o curso de Medicina do Campus A.C. Simões deixarão de ser ofertadas. Também em relação a esse curso, no sistema do Sisu vai aparecer um semestre só com 100 vagas disponíveis, mas o quadro específico do edital esclarece que os aprovados serão convocados em duas turmas, no 1º e 2º semestres letivos, que serão gerenciados pela coordenação do curso.
Já a distribuição de vagas totais da Ufal segue os mesmos critérios, divididas em dois grandes grupos: Ampla Concorrência (50%) e Reserva de Vagas/Cota (50%). O grupo das cotas é, ainda, subdividido em oito demandas, de acordo com dois grupos que obedecem às especificações socioeconômicas: o de renda igual ou inferior a um salário mínimo e o de renda igual ou superior a um salário mínimo.
Sendo assim, depois de aplicada a divisão socioeconômica, serão reservadas vagas por curso e turno, na proporção igual à de Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas e para Pessoas com Deficiência, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2022).
O edital do processo seletivo Sisu Ufal 2025.1 está disponível na íntegra no site da Copeve.
*Com assessoria
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade