A vacinação contra a Covid-19 passará a ser anual para crianças e grupos prioritários a partir de 2024. O Ministério da Saúde informou que a imunização fará parte do Calendário Nacional.
Conforme o MS, a preferência será de pessoas de seis meses a menores de cinco anos de idade e com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos e imunocomprometidos.
Também integram a lista gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, alagoanos com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, indivíduos privados de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e cidadãos em situação de rua.
A inclusão dos públicos já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 e do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Esquema vacinal
Para crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, o esquema vacinal completo contará com três doses, que deverão ser aplicadas entre os intervalos recomendados.
Da primeira para a segunda imunização, o tempo de espera é de quatro semanas. Em seguida, a pessoa aguarda mais oito semanas para receber a terceira dose. A criança que tiver tomado três vacinas em 2023 não vai precisar repeti-las ano que vem.
Após os 5 anos de idade, quem participa dos grupos prioritários receberão a vacina de reforço em 2024.
*com informações da assessoria.
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade