Imunizante pode ser administrado na mesma ocasião de outros imunizantes | Foto: Carla Cleto/Agência Alagoas
A Campanha de Vacinação contra Influenza em Alagoas vai começar no dia 25 de março. É o que informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (12).
Segundo o órgão, a data segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), devido ao aumento da circulação dos vírus respiratórios no Brasil. O imunizante pode ser administrado na mesma ocasião de outros imunizantes.
"A Campanha de Vacinação contra Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortes. A ação vai ocorrer até o dia 31 de maio e tem o dia 13 de abril como o Dia D de mobilização", informou a Sesau.
Os municípios alagoanos podem retirar os imunizantes a partir da sexta-feira (15), por meio de agendamento no e-mail enviado ao PNI/AL, e iniciar a aplicação das doses.
Poderão se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, assim como crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. As pessoas menores de 12 anos e que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Também podem se vacinar trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento e profissionais das Forças Armadas.
O imunizante pode ser aplicado em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.
INFLUENZA
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos.
*com informações da assessoria.
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade