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Venda de veículos elétricos registra alta de 151,8% em Alagoas em um ano

Por Elisângela Costa em 21/01/2025 10:17:19

Por onde se trafega em Maceió, eles estão lá: os carros elétricos chegaram à capital alagoana e tomaram as ruas da cidade. E os números revelam que a combinação de modernidade, tecnologia e sustentabilidade, agregada a esse tipo de veículo, fez aumentar a comercialização desses automóveis no estado. Em 2024, os números apontam que houve um crescimento de 151,83% na venda dos carros elétricos em relação ao ano de 2023.

Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), que aponta um aumento exponencial na comercialização de automóveis dessa natureza em 2024, em comparação com 2022, o primeiro ano computado pela entidade. Em 2022, foram vendidos em Alagoas apenas 399 carros elétricos. O líder de vendas foi a fabricante japonesa Toyota, com 193 veículos. Em segundo lugar ficou a fabricante chinesa Caoa Chery (84), seguida da sueca Volvo (65).

Já em 2023, houve um aumento de 146,11% na venda de veículos elétricos em Alagoas em relação a 2022, com a comercialização de 982 automóveis. O ranking continuou com a fabricante japonesa Toyota, mas a BYD – também chinesa – não tinha concessionária no estado, embora tenha entrado no mercado, conseguindo colocar nas ruas 234 unidades, ficando na vice-liderança dos carros elétricos mais vendidos, seguida pela Caoa Chery, com 220 carros.

Em relação à BYD, os automóveis comercializados fizeram parte de uma estratégia de marketing da fabricante, como pré-lançamento para a loja que viria a abrir no ano seguinte. Foi há um ano, em janeiro de 2024, que Maceió ganhou uma concessionária voltada exclusivamente para carros elétricos: a chinesa BYD JRCA. Foi nesse ano que a venda dos veículos movidos a eletricidade aumentou exponencialmente no estado, e a BYD passou a liderar a venda dos veículos com essa tecnologia em solo alagoano. Assim, segundo a ABVE, houve um crescimento de 151,83% na compra de carros elétricos em Alagoas em 2024, em relação a 2023. No ano passado, foram 2.473 veículos elétricos comercializados no estado. Deste total, 56,89% das vendas foram feitas pela BYD, que passou a liderar o mercado em Alagoas, com 1.407 automóveis nas ruas. A vice-liderança ficou com outra montadora chinesa: a GWM (357), seguida pela Toyota (251).


Economia pesou na escolha de advogado e corretor de imóveis pelo carro elétrico

O advogado e corretor de imóveis Artur Lima foi um dos alagoanos que adquiriram um carro elétrico. Em 2024, ele fez a aquisição de um BYD Dolphin. Desde sempre, ele tinha curiosidade sobre esse tipo de automóvel e passou a pesquisar com frequência. Um dos motivos para a compra, explica ele, é a economia. Artur tem três filhos e usa o veículo constantemente para o trabalho e para compromissos com as crianças. Com isso, o corretor conta que roda, em média, 1.500 quilômetros por mês.

“De início, minha esposa não concordava muito com a compra, mas depois que ela conheceu o carro, hoje praticamente quem roda mais no carro elétrico é ela do que eu”, conta ele. A satisfação de Artur Lima tem um nome: economia. Segundo ele, como não precisa mais arcar com combustível, ele consegue economizar, por mês, sete mil reais.

A economia gerada pelo investimento no carro elétrico tem outro fator. O corretor possui um sistema de energia solar em casa, o que o possibilita carregar, com energia renovável, a bateria do automóvel. Mesmo assim, ele ressalta que, caso não houvesse esse tipo de energia em casa, a economia mensal seria de R$ 5 mil, com a possibilidade de recarregar o veículo nos pontos privados distribuídos pela capital.


Pontos de carregamento ainda são deficitários em Alagoas

Para o carregamento do carro elétrico, a cidade de Maceió é a que possui a melhor infraestrutura no estado. No entanto, a cidade ainda carece de ampliar os equipamentos para atender à demanda desses veículos nas ruas, que só vem crescendo. Prédios novos, construídos muito recentemente, já trazem o ponto de recarga em sua estrutura. No entanto, os mais antigos não conseguem efetuar a instalação.

Para o proprietário que não tem essa estrutura em casa, ele pode buscar pontos de carregamento pagos existentes na capital, ou aqueles que são gratuitos, como os que ficam nos estacionamentos dos shoppings centers, em postos da Equatorial, no Stella Maris, e até mesmo na Carajás. Há também equipamentos em alguns restaurantes, hotéis e a própria BYD, por exemplo, oferece um ponto em frente à concessionária.


Consolidação

Há um ano, a BYD chegou ao mercado alagoano. Os números mostram que a chegada da fabricante em Maceió potencializou as vendas dos carros elétricos. Segundo o diretor de marketing da BYD, César Black, o primeiro ano da marca no estado superou as expectativas nas vendas e também na relação de confiança com o consumidor.

“Representamos hoje uma revolução no mercado automotivo. Relembramos que há dois anos, a marca BYD nem aparecia no ranking de emplacamentos, e hoje está no topo. Como exemplo, nosso modelo Super Híbrido Song Plus, que em dezembro de 2024 foi o carro mais vendido em Maceió, desbancando até os carros populares de grande volume de marcas já consolidadas no mercado”, pontuou ele.

Atualmente, o incentivo para compras de carros elétricos acontece por meio da isenção de IPVA no primeiro ano e taxas reduzidas a partir do segundo ano para veículos elétricos e híbridos em Alagoas. Iniciativas federais, como taxas reduzidas para importação e financiamento com juros baixos, também ajudam indiretamente. O diretor de marketing aponta alguns motivos para o sucesso nas vendas: a economia de custo por quilômetro rodado, associada à redução de gastos com manutenção e isenção do IPVA. Além disso, clientes optam por essa escolha motivados pela sustentabilidade e pela tecnologia que os carros elétricos oferecem.


Escolha

“Alagoas apresenta um mercado promissor para inovação e sustentabilidade, com consumidores cada vez mais interessados em alternativas econômicas e ambientalmente responsáveis. Além disso, a localização estratégica de Maceió e nosso amplo conhecimento do mercado regional foram fatores determinantes. O público local abraça novidades que unem conforto, tecnologia e inovação. Dessa forma, não seria diferente com uma marca de veículos elétricos que une todos esses pontos, com uma gama de produtos que se destacam pela diversidade, para todos os públicos, do Hatch à Picape, seja híbrido ou 100% elétrico”, apontou César Black.

O perfil do cliente em Maceió varia entre 35 e 55 anos, é profissional liberal e está preocupado com a economia e a sustentabilidade. “Muitos também buscam a tecnologia como símbolo de modernidade e status”, afirma o diretor de marketing. A economia no custo por quilômetro rodado, associada à redução de gastos com manutenção e isenção do IPVA, é o principal atrativo. Além disso, muitos clientes estão motivados pela sustentabilidade e pela tecnologia de ponta que os veículos elétricos oferecem. Segundo estima a BYD, os proprietários de veículos elétricos podem obter uma economia que ultrapassa 70% em custos com combustível, manutenção e IPVA em comparação com veículos a combustão, dependendo do modelo e do uso.

A BYD pontua que há desafios a serem enfrentados, como a infraestrutura de recarga, que ainda é limitada em outros municípios de Alagoas. “Para cobrir a deficiência de algumas regiões em relação à escassez de pontos de carregamento, a BYD fornece carregadores a todos os modelos que saem da concessionária, seja 100% elétrico ou híbrido, deixando o consumidor amparado e independente para utilização do seu veículo no dia a dia”, finaliza o diretor de marketing da marca.


*Com GazetaWeb


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